Os microscópios também são conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os mais simples possuem lente convergente ou sistema de lentes equivalentes. Algumas lentes são montadas em suporte que podem ser fixos ou portáteis para facilitar o manuseio e a observação.

O microscópio composto tem um sistema óptico formado por dois conjuntos de lente, o que recebe o nome de objetiva e montado próximo ao objeto que será examinado formando o interior o aparelho uma imagem real. O outro conjunto recebe o nome de ocular, sua função é fazer com que a imagem seja ampliada. A objetiva pode aumentar a imagem de duas ou até cem vezes, a ocular por sua vez não ultrapassa as dez vezes. 

Antigamente os microscópios contavam com uma objetiva simples, ainda hoje eles são utilizados, mas, a presença deles tem sido diminuída devido ao beneficio do microscópio de dupla objetiva que permite uma visão binocular.

Os microscópios podem ser encontrados em diversas lojas especificas no material, e principalmente pela internet, onde os clientes podem escolher as lentes e o modelo do objeto.