Laboratórios são salas ou espaço físico com aparelhos, equipamentos e instrumentos específicos, neles são feitas experiências, exames, estudos e diversos. Para trabalhar em laboratórios as pessoas devem ser capacitadas para mexer nos materiais e realizar as experiências, essas pessoas são conhecidas como químicos ou cientistas.

Laboratórios podem ser de química, de física, bioquímica, médicos, agrários, realizar exames e muito mais, para cada tipo de laboratório é necessários aparelhos específicos.  Chama- se aparelhos de laboratório, os instrumentos e equipamentos utilizados nos mesmo, eles podem ser para medição, manipulação, misturas, recolhimento, reunir dados e outros.

Os aparelhos de laboratório podem ser: tubo de ensaio, vidro relógio, suportes, garras, argolas de ferro, buretas, microscópio, pêra de sucção, pipetas, trompa de vácuo, centrifuga, almofariz, balões de fundo chato, cápsula de porcelana, estufas, tubos em U e muitos outros instrumentos.  Os aparelhos de laboratório têm que ser de boa qualidade para garantir os resultados e análise feitos com eles.