Os termômetros são objetos comuns no contexto doméstico, geralmente, utilizados para medição da temperatura corporal ou de uso culinário. Entretanto, eles também são equipamentos de laboratório utilizados para diversos fins e por isso existem vários modelos.

Já os termo-higrômetros não são tão conhecidos para os leigos, eles fazem a medição de temperaturas internas e externa, além da medição do índice de umidade do ambiente.

Termômetros

Em laboratórios, os termômetros são úteis para a medição da temperatura de soluções, substâncias, experimentos e do próprio ambiente.  Existem diferentes tipos:

Termomêtro digital infra-vermelho: possui mira laser o que possibilita a medição de temperatura sem o contato com meio. Tem a possibilidade de apresentar os resultados em Celsius ou Fahrenheit.

Termômetro digital tipo espeto: possui uma haste de penetração em aço inox e medição digital, sendo os resultados apresentados em Celsius. Destinado a alimentos, soluções aquosas ou pastosas.

Termômetro digital para caixa térmica: utilizado para controle de temperatura de caixas térmicas de vacina.

Termômetro tipo capela: modelo analógico de máxima e mínima e possui enchimento de mercúrio.

Termômetro químico capilar: termômetro de líquido em vidro e enchimento de mercúrio.

Termo-higrômetros

Este equipamento é utilizado para medir a temperatura e a umidade. São úteis laboratórios para controlar os índices de umidade, pois dependendo, o excesso ou carência de umidade pode causar danos a determinados elementos.