A autoclave é um dos principais equipamentos para laboratório que são utilizados para esterilização, envolvendo calor, proporcionando a destruição de constituintes essenciais. A esterilização através da autoclave é o método mais recomendado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para materiais termorresistentes.

A esterilização nada mais é do que exterminar toda vida microbiana existente (bactérias, esporos, fungos, helmintos, protozoários e vírus), impossibilitando a reprodução de todos eles no material que será esterilizado, até que a probabilidade de sobrevivência seja extremamente baixa. Consequentemente, o produto pode ser considerado estéril.

Por esse motivo, a autoclave é um equipamento para laboratório indispensável em qualquer segmento, pois ela garante a esterilização de todos os produtos que serão utilizados nos trabalhos que serão realizados cotidianamente, garantindo qualquer contaminação microbiana.

Algumas recomendações são citadas em RDC/ANVISA nº.15/2012 (Art. 4º.) para que o usuário informe-se antes de utilizar a autoclave.

Na Max Labor você encontrará diversos modelos de autoclaves horizontais e verticais para seu laboratório, de acordo com suas necessidades