A autoclave gravitacional é um aparelho empregado em laboratórios de análises clínicas a fim de esterilizar pipetas, frascos e material tubular. Tal processo que utiliza a autoclave gravitacional é realizado por meio do calor úmido sobre pressão, que envolve a retirada do ar, entrada do vapor e a secagem.

Na autoclave gravitacional, o ar é removido através da gravidade. Assim que o vapor entra na câmara, o ar dentro dela, mais frio e mais denso, é eliminado por meio de uma válvula localizada na superfície inferior da câmara. Com a autoclave gravitacional pode haver a permanência de ar residual, sendo o seu uso pouco recomendado para a esterilização de materiais densos ou porosos.

Além da autoclave gravitacional existe: a autoclave de alto vácuo; autoclave de vácuo único; autoclave de vácuo fracionado e muito mais.

Na Max Labor você encontra: Autoclave Horizontal Regular Com Porta Deslizante; Autoclave Horizontal para Resíduos Sólidos; Autoclave Horizontal de Bancada Linha AB 54 e 96 Litros; Autoclave Vertical Linha AV SD - 18 a 225 Litros, entre outras opções.