Para que a destilação fracionada ocorra, os equipamentos necessários são: balão de vidro com fundo plano, que ficará aquecido por uma chama, na boca do balão de vidro estará presa uma coluna de fracionamento com bolinhas de vidro que geralmente estarão no fundo. 

A mistura usada para a destilação fracionada é colocada no balão de vidro. Quando há o aquecimento, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro e, depois, a outra substância também sofre a evaporação

Todavia, quando a primeira substância encostar-se às bolinhas da coluna de fracionamento, a substância que evapora primeiro vai ao condensador e volta para o balão de vidro e, a segunda substância, continua subindo até chegar ao condensador. No final de todo o processo, o béquer terá o líquido mais volátil e o balão de vidro ficará com o líquido menos volátil.

Balão Volumétrico com rolha de vidro; Alça de Drigalski; Aparelhos de Dornic; Balões de Destilação; Balões de Fundo Chato; Balões de Fundo Redondo são algumas das vidrarias que podem ser adquiridas na Max Labor!