O cadinho de porcelana normalmente contém zircônio e óxido de alumínio. O cadinho de porcelana é usado para a calcinação e fusão de materiais pastosos ou sólidos, em temperaturas que variam de 1.000 a 1.200°C.

Não é necessário resfriar previamente esses materiais, pois o cadinho de porcelana pode atingir a temperatura de teste, sem risco de danos ou choques térmicos. Recomenda-se, no entanto, que os mesmos descansem, pelo menos, 30 minutos no cadinho de porcelana para que ocorra uma perfeita calcinação.

Quando utilizado com alguns compostos como o borax, o cadinho de porcelana deve ser empregado apenas uma vez, devido ao ataque do borax à porcelana.  O cadinho de porcelana costuma estar disponível nas formas baixa, média e alta.

Na Max Labor você compra: Balança Semi Analítica Ohaus Adventurer Precisão de 0,001g; Destilador de Água Bio Water; Deionizador de Água 100L/H; Durômetro de Bancada; Chapa Aquecedora Modelo 502; Chapa Aquecedora Modelo 503-2; Fotocolorímetro Digital Microprocessado.