Os laboratórios de química trabalham com muitos reagentes e misturas que liberam gases nocivos a saúde de quem está no ambiente, causando irritações, alergias e mesmo intoxicações graves. Para manter o ar do laboratório de química livre destes gases, existe a capela de exaustão de gases que é responsável por eliminar estes elementos tóxicos e garantir a segurança dos funcionários.

A escolha do tipo de capela química deve ser feita conforme os experimentos realizados no laboratório, o tipo de gás, elementos tóxicos que são produzidos e dimensão da área em que se pretende fazer a limpeza do ar.

Na Max Labor, você pode pode fazer o pedido de capelas de exaustão sob medida para atender sua necessidade e se encaixar perfeitamente no espaço que tem disponível. As capelas de exaustão também são conhecidas como capela laboratorial, e fazem parte dos equipamentos de proteção coletiva (EPC) que são obrigatórios para cuidar da segurança dos funcionários e do laboratório de química.

Sistema de exaustão

Além das capelas de exaustão de gases, existem diferentes modelos de exaustores que tem basicamente a mesma função: promover a eliminação de elementos tóxicos do ar. Entretanto, cada tipo de equipamento é indicado conforme a especialidade laboratorial e necessidade do espaço.

Sistema de Exaustão e insuflamento - Este tipo de sistema de exaustão elimina gases nocivos a saúde por meio da renovação do ar. Este mecanismo ajuda a dar maior conforto térmico e pode ser desenvolvido com caixa de PVC e com as medidas dadas pelo cliente.

É importante destacar que as medidas devem estar de acordo com área, pois isso interfere na quantidade de trocas de ar que o ambiente precisa.

Sistema de Pressão Negativa para Cabine dedicada - Este sistema de exaustão consiste em uma cabine que fica dentro dentro dos laboratórios para a manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos. Este equipamento de laboratório é dividido em duas partes uma para a paramentação do operador e outra para o trabalho.