Mais do que um equipamento para laboratório, o chuveiro lava olhos é um item de segurança indispensável em laboratórios ou qualquer local onde é feito o manuseio de produtos químicos. O chuveiro com lava olhos eliminam ou minimizam danos em caso de acidentes nos olhos, face ou qualquer outra parte do corpo.

O lava olhos é formado por dois chuveiros menores de média pressão acoplados em uma bacia de inox, direcionados aos olhos e face. O tamanho em diâmetro aproximado de um chuveiro de emergência deve ser de 30 cm e deve ser instalado em um local de fácil acesso para a equipe do laboratório. A manutenção do chuveiro lava olhos deve ser constantemente e a limpeza deve ser semanal.

Existe uma norma que regulamenta os chuveiros lava olhos e chuveiros de emergência, a NBR 16291 de 05/2014, que estabelece requisitos mínimos de desempenho e uso desses chuveiros, por exemplo, o fluxo controlado de lavagem cuja velocidade deve ser inofensiva ao usuário e ao mesmo tempo suficiente para descontaminação.

Na Max Labor você encontrará o chuveiro com lava olhos de segurança que segue todas as normas estabelecidas. Suas características são: 2.100mm de altura; tubulação de agua e sapata de fixação em aço 1020 e proteção anticorrosiva; lava olhos com pia em inox; acionamento através de válvula tipo esfera de 1 polegada; chuveiro de emergência com crivo desmontável.