A preocupação com a segurança é imprescindível em qualquer tipo de atividade.  A instalação de equipamentos que garantam a segurança dos funcionários é uma necessidade que aumenta conforme os riscos oferecidos pela atividade. Em laboratório o manuseio de substâncias corrosivas, ácidas e que possam contaminar, pedem cuidados maiores com a prevenção de acidentes.

O chuveiro/lava olhos de emergência  é um item indispensável para minimizar ou eliminar os efeitos de possíveis incidentes com os olhos, face ou outra parte do corpo. É preferível que ele fique em locais onde ocorra a manipulação de produtos químicos que ofereçam riscos a saúde ou em um ponto estratégico de fácil acesso para os funcionários.

Este equipamento de laboratório é composto por dois pequenos chuveiros com controle de pressão que ficam ligados a uma bacia de aço inox. O posicionamento desta faz com que a água vá diretamente para o rosto. Para ligar o jato, a pessoa precisar acionar uma alavanca. Este aparelho também ter acoplado um chuveiro de emergência.

Precisa-se chamar a atenção aqui que os cuidados com a prevenção de acidentes são de extrema importância, mas não se deve esquecer de itens que assegurem a integridade dos funcionários em caso de imprevistos.