O colorímetro é um objeto composto por um sistema óptico capaz de captar a luz e de fotodetectores que convertem a luz em sinal elétrico que pode ser usada para caracterizar amostras de cores e dela obter a medida objetiva das características daquela cor, também pode ser usado como aparato na química porque permite determinar a absorção de uma solução com cores e também torna possível a verificação da concentração do soluto desde que este soluto esteja proporcional a absorção. 

Os colorímetros também são utilizados para corrigir as cores em monitores de vídeo, fotógrafos usam o colorímetro para calibrar as cores na impressão das fotografias.

O colorímetro também está disponível para pessoas que não conseguem enxergar determinada cor ou sofrem de cegueira. O aparelho ajuda essas pessoas anunciando o nome na cor baseados em medidas objetivas dos parâmetros das cores.

Por serem simples e muito básicos os colorímetros trabalham junto com o espectrômetro para que os valores sejam obtidos com uma maior precisão e exatidão.