Muito usado em laboratórios os condensadores de gases servem para fazer com que um gás passe do estado gasoso para o líquido. Seu sistema de resfriamento é simples através do resfriamento do gás pela água que está em baixa temperatura, à água usada para o resfriamento não entra em contato com o gás.

O condensador é usado também quando duas substâncias têm valor de ebulição diferente. Neste caso a mistura é aquecida é que a tem menor ponto de ebulição evapora primeiro, é condensada e separada da mistura.

São dois os tipos de condensadores: Condensadores Friedrich e Condensadores Allihn.

O Condensador Friedrich tem uma coluna especial de vidro, com uma serpentina em seu interior para levar a água fria, a coluna tem duas entradas para balões volumétricos um é responsável por transportar a substância e o outro por recepcionar a substancia após ter ocorrido à condensação.

O Condensador de Allihn por sua vez trabalha de forma contrária ao condensador Friedrich o gás circula pela parte mais baixa, por balões a água que resfria a substância circula por uma câmara maior injetada na parte de baixo e recolhida na parte alta fazendo com que o resfriamento aconteça em uma área maior. 

Os condensadores podem também ser usados na separação de líquidos e sólidos, e podem ser encontrados em diversas lojas especializadas em materiais para laboratório