O funcionamento de um laboratório depende de uma série de equipamentos laboratoriais para o desenvolvimento e auxílio de testes, criação de produtos e outras experiências. São vidrarias para laboratório, acessórios, produtos, móveis para laboratório e metais para laboratório. No caso deste último, os instrumentos são usados, em geral, como apoio para determinadas ações, é o caso das pinças. Existem diferentes tipos de pinça para laboratório e é comum que sejam usadas para a manipulação de objetos aquecidos.

Pinça de Mohr

A Pinça de Mohr é utilizada para obstruir a passagem de substâncias gasosas ou líquidas que estejam em tubos de materiais flexíveis. Diferentemente dos outros tipos de pinça, este modelos não se destina a pegar objetos do laboratório. Pode ser encontrado em tamanhos diferentes.

Pinça tenaz para cadinho

Como o nome já indica, este tipo de pinça é usada para a manipulação de cadinho aquecido. Pode ser encontrada em aço inox ou aço carbono zincado, outra variação pode aparecer na ponta do instrumento que pode ser reta ou curva.

Pinça Castaloy

Este metal de laboratório é usado para procedimentos que pedem a manipulação de frascos e balões aquecidos. São desenvolvidas em arame de aço inox, sendo que as garras são em chapa de aço inox.