Existem diversas práticas laboratoriais para realizar a contagem de colônias em uma determinada amostra. As técnicas de espalhamento em superfície e plaqueamento em profundidade são as mais comuns quando o assunto é contagem de colônias

Esse primeiro método de contagem de colônias consiste em diluir sucessivamente a amostra e espalhá-la em duas placas de Petri com meio de cultura de 0,1 ml. Tal forma de contagem de colônias é conhecida como diluições seriadas e serve tanto para isolar, quanto para contar microrganismos.

Por outro lado, a segunda técnica é a de contagem de colônias usando como meio de cultura o ágar fundido, mas é necessário garantir que o meio não irá se solidificar antes de ocorrer a homogeneização e tomar cuidado com a temperatura para não matar os micróbios.

Na Max Labor você compra diversos produtos para laboratório, tais como: Contador de Colônias Digital Modelo CP 600 Plus; Contador de Colônias Mecânico Modelo CP 602; Contador de Colônias Manual Modelo CP 608; Contador Diferencial de Células modelo CCS 01; Contador Diferencial de Células Modelo CCS 02; Banho Maria Agitador com Movimento Recíproco Dubnoff; Incubadora para B.O.D. com Fotoperíodo (Câmara de Germinação) e muito mais!