O controle de umidade é uma medida importante em ambientes controlados como os laboratórios. O excesso de umidade no ar pode interferir nos resultados de determinados processos que necessitam de rigidez no controle de fatores externos, além de ser um risco para a conservação de substâncias armazenadas.

O desumidificador é um aparelho de laboratório usado no controle de umidade relativa do ar de ambientes laboratoriais e outros locais que tenha tal necessidade. Além de funcionar como redutor de níveis muito elevados de vapor d’água, odesumidificador de ambiente também atua como medidor de umidade do ar e assim, consegue manter índices estáveis de umidade.

A umidade relativa do ar pode ser entendida como a concentração de vapor d’ água no ar. Existem índices considerados adequados à saúde humana, sendo assim, pode-se considerar como um problema níveis muito baixos e também muito altos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) quando se alcançam índices abaixo de 60%, deve se criar formas para melhorar esta condição, como o uso de um umidificador de ar, que tem função contrária a do desumidificador.

No caso de níveis muito altos de vapor d’água no ar, o desumidificador precisa atuar em ambiente fechados como laboratórios para evitar problemas com o funcionamento de equipamentos laboratoriais e com o desenvolvimento de fungos, bactérias e acelerar o andamento natural de experimentos.

Além deste problema, o não controle de umidade em excesso no ar pode provocar gripes, alergias e aumentar as chances de transmissão de vírus.

Equipamentos laboratoriais

Os laboratórios de diferentes especialidades precisam de equipamentos para a realização de diversos procedimentos como exames, experimentos , análises e mesmo controle das condições ambientais. Além de equipamentos laboratoriais, são necessáriosmateriais de laboratório,vidraria de laboratório e outros itens. Todos estes artigos você pode encontrar na MaxLabor que também trabalha com o desenvolvimento de móveis e sistemas de exaustão sob medida.