O destilador de água é um equipamento para laboratório que retira sais minerais e componentes voláteis da amostra, realizando a destilação pelo mesmo processo: evaporação e condensação.

Existem duas formas de destilação: destilação simples ou destilação fracionada:

Destilação simples

A destilação simples é a separação do líquido de uma substância volátil, que podem ser sólidas ou líquidas, mas com diferentes pontos de ebulição, onde a amostra é aquecida num balão de destilação provocando a evaporação da substância a ser destilada. O vapor passa pelo duto a caminho do condensador, onde o vapor volta ao estado líquido por ter paredes frias. Ao final teremos a amostra purificada no balão de destilação e amostra destilada no recipiente acoplado ao condensador.

Destilação fracionada

 Na destilação fracionada existe um duto maior entre o balão de destilação e o condensador, sendo a primeira substância a evaporar primeiro e a segunda em seguida que é contida pelas bolinhas da coluna de fracionamento e volta para o balão. Temos então apenas como  substância destilada a que chegou ao recipiente após o condensador.

Portanto, o destilador de água, é uma das opções de materiais para laboratórios e indústrias para obterem água purificada.

Na Max Labor você encontra diversos modelos de destiladores de água como o: Pilsen, bio em água ou água em vidro.