Os procedimentos desenvolvidos em laboratórios de diferentes especialidades exigem diversos tipos de equipamentos, acessórios e materiais para laboratório. Sendo que alguns instrumentos são indispensáveis, um deles é o Bico de Bunsen. Ele é bastante conhecido por ser um item básico em laboratório de ciências e laboratório de química.

O Bico de Bunsen é um dos equipamentos de laboratório mais utilizados para o aquecimento de substâncias. Este acessório é desenvolvido em metal sendo um tubo vertical ligado a uma base que recebe o combustível.

A chama do Bico Bunsen pode ser regulada conforme a necessidade do experimento, essa regulação é feita por meio de um controlador de combustão que permite a dosagem da entrada de ar no tubo. O acendimento pode ser acionado por um fósforo ou isqueiro e a chama é controlada tanto pela altura quanto pela intensidade.

A chama pode variar a cor e também a temperatura, tudo depende da regulação e do tipo de Bico de Bunsen. Existem diferentes tipos deste equipamento de laboratório e cada um possui características específicas para atender os procedimentos desenvolvidos em diferentes laboratórios.

O Bico de Bunsen é assim chamado em homenagem a Robert Wilhelm Bunsen, o químico alemão que ganhou notoriedade pela criação do instrumento.