Equipamentos de laboratório são aparelhos utilizados para realização de experiências, cálculos, medições físicas, análises biológicas ou químicas. A utilização de equipamentos para laboratórioproporciona uma melhor precisão nos resultados e são amplamente usados pela indústria da saúde, área científica e laboratórios.

Entre os materiais de laboratório mais empregados nas indústrias farmacêutica e bioquímica estão:bomba de vácuomedidor de ph ou phmetrocondutivímetrofunil de buchnerpipetasestufa de esterilizaçãodestilador de águacapela de exaustão de gases e todos os instrumentos que compõem a vidraria de laboratório.

Vidraria de laboratório são utensílios de vidro e podem ser utilizados em laboratórios de análises clinicas ou biológicas, hospitais e indústrias farmacêuticas. Os produtos que constituem a vidrariasão os tubos de ensaioprovetascondensadorescadinho e etc.

Entre as vidrarias de laboratório, o funil de buchner é um dos utensílios mais utilizados em filtrações a vácuo. Já as pipetas são empregadas para medir e transferir líquidos. Existem dois tipos depipetas, a pipeta graduada – para medir volumes variáveis e a pipeta volumétrica – que mede e transfere volume de líquidos.