O espectrofotômetro é muito utilizado em laboratórios para medir e comparar a quantidade de luz absorvida por uma determinada solução. O espectrofotômetro  é indicado para identificar, medir e determinar a concentração de substâncias que absorvem energia radiante em um solvente.

Presente nas áreas de Química, Física, Bioquímica e Biologia Molecular, o espectrofotômetro possui uma fonte estável de energia; um seletor de faixa espectral; um recipiente para colocar a amostra e um detector de radiação que permite a medida relativa da intensidade da luz.

Sempre é feita uma calibração antes de utilizar um espectrofotômetro, a fim de garantir a precisão das medições obtidas no aparelho. A maioria dos fabricantes fornece um guia sobre como calibrar o espectrofotômetro.

Ao colocar a amostra a ser analisada, não se deve tocar na parte do meio do tubo de ensaio para evitar manchas que prejudicam a leitura do espectrofotômetro. Além disto, para que o espectrofotômetro funcione de modo eficiente deve ser aquecido por aproximadamente 10 minutos antes de ser utilizado.

Na Max Labor você adquire, por exemplo: Espectrofotômetro Digital UV/ Visível; Espectrofotômetro Digital; Espectrofotômetro SP 22;  Espectrofotômetro SP 22; Espectrofotômetro SP 220, entre outros.