Estufas são aparelhos muito usados em consultórios odontológicos porque servem para esterilizar os materiais metálicos usados para atendimento dos pacientes. A estufa trabalha na produção de calor gerado por resistências elétricas. Em seu interior a temperatura não é igual, por meio do movimento do ar que acontece no interior da câmara o ar aquecido circula e a temperatura sobe.

Materiais plásticos, termosensíveis, roupas, papel e instrumentos metálicos cortantes não podem ser colocados em estufas

As estufas não devem ser sobrecarregadas e as caixas devem ser colocadas de maneira que o calor possa circular entre elas, as caixas também não devem ser empilhadas dentro do equipamento. E ainda os objetos que serão colocados dentro das caixas que serão colocadas na estufa não devem passar do limite para que o calor circule de maneira correta e os equipamentos sejam esterilizados.

Ao colocar os objetos dentro da estufa é fundamental que eles sejam enrolados em papel alumínio para que o risco de contaminação ao retirarem os equipamentos da estufa diminua.