Existem diversos tipos de equipamentos de laboratório que são básicos para qualquer tipo de experimento. O funil de vidro ou funil simples, como também é conhecido, são exemplos de materiais para laboratório indispensáveis em determinados procedimentos corriqueiros do dia a dia de um laboratório de química.

O laboratório de química, geralmente, está presente nas escolas e é o primeiro contato que temos com a química básica e com equipamentos de laboratório. Conhecer a função de determinados produtos para laboratório é importante para entender cada procedimento realizado.

No caso do funil de vidro ou funil simples, sua função geralmente é a transferência de substância de um recipiente para outro ou a separação de elementos que acontece por meio de um papel filtro que é apoiado no funil de vidro.

A separação de substâncias por meio do funil de vidro é feita em misturas heterogêneas por meio de uma filtração simples. Esta separação de elementos segue o princípio de quando fazemos café em casa.

Além do funil simples, existem outros tipos que são usados para diferentes fins e são feitos com materiais diversos de acordo com a finalidade. Estes materiais de laboratório são capazes que fazer diferentes tipos de filtração