Além da porcelana de alta resistência, o gral e pistilo são fabricados com matéria-prima selecionada que inclui argila, quartzo, feldspato, caulim e óxido de alumínio.  A queima no gral e pistilo é feita em 1.300°C e a sua rigidez varia de 6 a 8 mols

A chamada esmaltação ou vitrificação por imersão do gral e pistilo é de mais ou menos 0,2mm com porosidade zero. O esmalte do gral e pistilo conta com uma camada protetora que evita a deposição da sujeira conforme o gral e pistilo são manuseados.

O gral e pistilo também são empregados na moagem e na trituração de produtos químicos. O gral e pistilo não devem ser usados em temperaturas superiores a 80°C e, na parte interior deles, não há esmaltação.

Capela para Exaustão de Gases; Prateleiras; Autoclave Vertical Linha AV SD; Agitador Magnético COLOR SQUID; Analisador de Umidade MB23 – Ohaus; Autoclave Vertical Linha CS S/ Pedal - CS-30; Analisador de Carbono Orgânico Total Modelo TOC 2200 são alguns dos acessórios para laboratórios comercializados pela Max Labor.