Lavador de Gases fornecido pela MAX LABOR da marca Sppencer é do tipo "Scruber" ou coluna de contato com enchimento com pratos com efeito cascata l". Fabricado em PVC, é dotado de uma bomba química para circulação do líquido lavador, que é pulverizado na câmara de névoa, através de um banco de bicos ejetores "spray" e o “Demister”, uma câmara de retenção de gotas localizada acima da câmara de névoa, e o setor de contato gás/líquido, abaixo da câmara de névoa, constituído por um compartimento que retém temporariamente os gases fazendo turbilhonamento líquido lavador/gás a ser lavado, mantido através da eficiência de transferência da bomba e a técnica empregada nos pratos de contenção", onde ocorre a transferência física dos contaminantes existentes no gás para o líquido lavador, que está sendo pulverizado acima na câmara de névoa, garantindo desta forma, que o gás esteja isento de poluentes na chaminé de saída da unidade.

Para controle de pH do líquido lavador, o monitoramento é manual, com coletas periódicas dependendo da quantidade de uso, entretanto pode se disponibilizar como opcional um sistema com um controlador automático de pH com eletrodo e sonda especial de imersão e uma bomba dosadora com proteção química para dosagem de reagente. Também como opcional para facilitar a manutenção e limpeza do equipamento, pode ser colocado uma escotilha lateral em cada compartimento com tampa removível em PET G, o que permite a inspeção visual da operação.

Como este lavador de gases é para uso conjugado com nossas capelas de exaustão de gás de laboratório, o gás entra no lavador insulflado pelo próprio exaustor da capela, porém, caso tenha interferência na eficiência da capela, pode se instalar outro exaustor auxiliar, fabricado em fibra de vidro com resina e rotor tipo "Limit Load", com palhetas duplas aerodinâmicas , e motor blindado no final da coluna onde se dá a saída dos gases. Pode ser aplicado para diversos tipos de gases e vapores tóxicos. coifas e outros. A eficiência se relaciona com as concentrações e propriedades dos poluentes pela quantidade do recheio, tamanho e tipo de corpo de enchimento e reagente/aditivos do líquido de lavagem.

O corpo básico do lavador de gás não se altera e, desta forma, é possível se adequar à futuras exigências ambientais mais severas; alterando-se apenas alguns detalhes periféricos. Inclusive em alguns casos, pode ser ligados em séries para ajuste de eficiência.

APLICAÇÕES - Abatimento de vapores ácidos, básicos, etc. - Controle de odores. Na área industrial são aplicados também para: - Despoluição de tanques de galvanoplastia. - Alta eficiência e baixo consumo de energia.

MATERIAIS - Fabricado em PVC pintado