Destinados à limpeza de gases de forma úmida, os lavadores de gases, são caracterizados pela alta versatilidade e eficiência aliado ao baixo consumo de energia. O lavador de gases é utilizado no abatimento de vapores ácidos, controle de odores e na despoluição de tanques de galvanoplastia.

O lavador de gás funciona quando a bomba d`água eleva o líquido de lavagem da piscina ao distribuidor que está localizado no topo do leito de recheio.  Através do recheio o líquido de lavagem desce mantendo-o sempre úmido.  No recheio os gases poluídos são forçados em contracorrente. O meio líquido possui mais afinidade com os poluentes do que com os gases, por conta disso os poluentes passam dos gases para o líquido de lavagem. Os poluentes são estabilizados porque o líquido de lavagem geralmente é composto de água e reagente.

A eficiência dos lavadores de gases está relacionada com as concentrações e propriedades dos poluentes e também com a profundidade do recheio além do tamanho e tipo de corpos de enchimento e dos reagentes do líquido de lavagem.