Existem diversos procedimentos laboratoriais que necessitam de determinados aparelhos de laboratório para serem realizados. Apesar do nome, a manta aquecedora não tem o formato de uma manta em si, trata-se de um equipamento de laboratório utilizado para o aquecimento de substâncias e soluções contidas em recipientes.

São diferentes tipos de manta de aquecimento que variam conforme o formato interno que é projetado para o recebimento de formatos distintos de recipientes. Podemos destacar os seguintes equipamentos: Manta Aquecedora para Becker, Manta Aquecedora para Funil, Manta Aquecedora Esférica e Manta Aquecedora Resfriadora.

Você pode contar com estes aparelhos de laboratório em diferentes tamanhos, com diferentes faixas de regulação de temperatura, com a opção de agitação e ainda com dupla função: aquecer e refrigerar.

Este equipamento laboratorial possui um formato cilíndrico e a parte interna é revestida por lã acrílica para segurar o calor. O aquecimento rápido, controlado e seguro é útil em diversos experimentos, principalmente os que envolvem a filtração e destilação a quente.

Um dos usos mais comuns da manta aquecedora é para a elevação de temperaturas de substâncias contidas em balões de fundo redondo. Existem outros equipamentos de laboratório que precisam do auxílio da manta para funcionarem, é o caso do evaporador rotativo