Os materiais de laboratório são equipamentos e instrumentos que os funcionários dos laboratórios sejam cientistas, médicos, biomédicos, farmacêuticos, químicos usam para fazer experiências, verificar dados, efetuar medições. Os materiais de laboratório são de vários tipos, formas e modelos.

O cadinho é um dos materiais de laboratório que é usado para aquecer e atender para fazer a fusão de sólidos a altas temperaturas, o almofariz ou gral é usado em laboratórios de química e farmácias de manipulação, é empregado na trituração e pulverização de sólidos para que fiquem em pequenas quantidades.

Outros materiais de laboratório são o anemômetro e a bureta, o anemômetro é aplicado na meteorologia e em estudos sobre aerodinâmica a bureta por sua vez, é utilizada para inserir de forma regular e sistema pequenos volumes de solução. A proveta é usada no laboratório para medir líquidos, a viscosidade dos fluídos é medida pela material de laboratório chamado de proveta e o funil de buchnner é outro material de laboratório para filtrações a vácuo.