A vidraria de laboratório está entre os materiais para laboratório mais utilizados em experiências, procedimentos e são importantes em todas as especialidades de laboratório. Existem diversos tipos de vidrarias como: tubo de ensaio, copo Becker, balões de fundo chato e fundo, proveta e etc. Todos estes materiais, assim como qualquer equipamento de laboratóriodeve passar por manutenção e no caso da vidraria, a limpeza deve ser feita com escovas apropriadas. 

Para conservar materiais de laboratório de vidro, deve-se utilizar escova para lavagem de vidraria. Elas são desenvolvidas em vários tamanhos para se adaptarem aos diversos formatos de recipientes. Além disso, as escovas para limpeza são feitas de crina animal para não agredir o vidro com possíveis riscos e a haste é de aço inoxidável.

A limpeza da vidraria de laboratório deve considerar algumas variações, como a natureza do reagente que foi colocado no recipiente, pois em alguns casos, a higienização precisa ser feita com água deionizada e em outros, deve ser usado solvente.

Outra consideração importante é para não secar os produtos para laboratório com pano ou materiais deste tipo, pois eles podem deixar fibras e outros tipos de impurezas que podem interferir nos procedimentos feitos na vidraria.