As atividades desenvolvidas em um laboratório necessitam diversos materiais para laboratório, que vão deste de equipamentos laboratoriais até acessórios como vidraria para laboratório, porcelanas e metais. Entre estes acessórios os suportes de laboratório são indispensáveis para facilitar o trabalho e manter a organização.

Existem vários tipos de suporte que são direcionados a determinados fins: suporte para tubos de ensaio, suporte universal de laboratório, suporte para Butirômetro, suporte para pipetas e muitos outros. A diferenciação de cada acessório se dá pelo formato, material de fabricação e tipo de instrumento que irá sustentar.

No caso do suporte para pipetas, eles podem se apresentar na forma de triângulo e como suporte giratório. No triangulo, as pipetas ficam na posição horizontal e no caso do suporte giratório, elas ficam na vertical. Existem opções em madeira, alumínio e polipropileno, que são escolhidas conforme a adequação às necessidades do laboratório.

A pipeta é um material para laboratório utilizado para transportar quantidades precisas de líquido. Também existem alguns tipos diferentes: pipeta graduada, pipetas volumétricas, pipeta automática, pipeta pasteur e pipeta eletrônica.