O medidor de pH ou pHmetro é um importantíssimo equipamento para laboratório utilizado para realizar medição de pH. Devido a essa tamanha importância, alguns cuidados devem ser tomados para zelar deste material para laboratório se manter sempre preciso e trazendo sucesso aos seus trabalhos.

O eletrodo de pH, componente deste produto para laboratório é muito suscetível a contaminações, que podem  interferir em seus resultados de análises. Veja como conservar seu equipamento:

Calibração do pHmetro ou medidor de pH:

A calibração do pHmetro ou medidor de pH tem o objetivo realizar a leitura de pH em soluções com valor conhecido, para que, permita ajustar o equipamento ao realizar medições de pH de uma solução desconhecida, desta forma, o resultado encontrado será o mais preciso possível. Estabeleça um procedimento operacional padrão em relação aos momentos em que o equipamento deve ser calibrado.

Armazenamento do eletrodo de pH

Para um armazenamento doeletrodo de pH ideal, indica-se manter o bulbo sempre hidratado, e mantenha-o na posição vertical, com o bulbo para baixo. Os eletrodos de pH combinados devem ser armazenados no eletrólito de referência.

O AgCl do sistema de referência quando está armazenado em água, pode precipitar no diafragma, bloqueando-o.

Limpeza do eletrodo de pH

A limpeza do eletrodo de pH, deve ser feita com a solução mais adequada para o respectivo modelo (a pesquisa é necessária), mas de modo geral, recomenda-se deixar o bulbo do eletrodo submerso na solução de limpeza durante um período de 15 a 20 minutos, agitando-o (é permitido usar o agitador magnético para facilitar o trabalho). 

Seguindo essas dicas, seu material para laboratório terá a vida útil prolongada e garantirá a os resultados de seus experimentos, para um trabalho mais preciso.