O que não é possível de enxergar a olho nu pode ser visto através do uso de um microscópio porque nele tudo que fica maior.

O microscópio binocular é muito usado em laboratórios de análises clínicas, laboratórios de controle de qualidade, indústrias, laboratórios de universidades e também laboratórios de patologia. A sua unidade binocular e triocular possibilita que a visualização seja feita de maneira tridimensional.

Normalmente o microscópio binocular serve para enxergar objetos opacos, aqueles que a luz não passa e alguns exemplos disso são os cristais, os fósseis e também as moedas.

Apesar de ter o poder de aumento menor que o do instrumento biológico o microscópio binocular permite uma operação com uma luz direta como quando cristais são analisados, porém em alguns casos o iluminador de luz direta pode ser utilizado ainda para observar objetos que são transparentes.

Um microscópio binocular tem como características uma lâmpada de halogênio, transformador de baixa voltagem, sistema de focalização, trava mecânica, platina regular, condensador, revólver e fonte de iluminação.