Você sabe o que é cristalização? Este processo químico é muito utilizado pela indústria farmacêutica, petroquímica e química. Trata-se de um procedimento empregado para a purificação de elementos sólidos.

O processo de cristalização irá separar substâncias de misturas homogêneas formadas por sólidos dissolvidos em líquido. Para que se alcance o resultado pretendido com esta técnica, é essencial o uso de determinados equipamentos de laboratório. Os cristalizadores são indispensáveis neste processo de cristalização.

Mas, o que é cristalização de fato? Na cristalização as misturas homogêneas são submetidas a temperaturas baixas e conforme o tipo de substâncias envolvidas na solução, o excesso de sólido se separa e então, se formam os cristais que possui geométrica irregular.

Os cristalizadores são equipamentos de laboratório que fazem parte das vidrarias de laboratório. Eles são usados no processo de cristalização e possuem uma grande superfície para que o solvente da solução seja evaporado mais rapidamente.

Trata-se de um recipiente com base ampla e pode aparecer de duas formas diferentes entre os equipamentos de laboratório: cristalizador sem bico ou com bico e ainda existe a possibilidade de ser acompanhado por uma tampa ou não.