refratômetro é um equipamento de laboratório destinado à medição do índice de refração de luz em líquidos, pastosos e sólidos, ou seja, da mudança de ângulo que a luz sofre ao atravessar o líquido. A medição pode revelar características do produto, os níveis de concentração de determinadas substâncias e o nível de pureza.

São utilizados na indústria alimentícia para medir a concentração de açúcar em bebidas ou a salinidade no controle de qualidade de alimentos. Em laboratórios, ele é essencial, pois auxilia na análise das características das substâncias e de concentrações, como por exemplo, a quantidade de proteínas ou de sal no sangue.

Os refratômetros podem ser digitais ou manuais, com modelos de bancada ou portáteis. Os modelos são indicados conforme a utilização e alguns são úteis na análise de soluções aquosas, alcoólicas, etéricas, óleos, ceras, alimentos (sucos de frutas) xaropes, soluções de açúcares, gorduras, óleos alimentícios, tinturas, resinas, materiais sintéticos, entre outros.

Além dos usos citados acima, o refratômetro é utilizado no estudo de pedras preciosas, cuidados com a visão, medicina veterinária e fabricação de vinhos e cervejas.