Os equipamentos para laboratório são essenciais para a realização de procedimentos laboratoriais. O bom funcionamento destes instrumentos é importante para que os resultados alcançados sejam exatos. O pipetador automático é um item importante na execução de certo experimentos, pois trabalha com uma precisão nas medidas.

As pipetas são utilizadas em diversas especialidades laboratoriais pela sua funcionalidade básica que consiste na transferência de substâncias líquidas de um recipiente para outro e com dosagens exatas. A precisão destes equipamentos de laboratório é importantíssima para garantir resultados de acordo com o que se espera do procedimento.

Se as pipetas conseguem fazer medidas exatas, o pipetador automático é um equipamento para laboratório que alcança uma precisão muito maior que a pipeta manual. O pipetador automático é muito utilizado em laboratórios de análises clinicas e para pesquisas.

Além da precisão, o pipetador automático pode controlar a velocidade da aspiração, tem cone de polipropileno, adaptador de silicone descartável (autoclavável) e abertura para ventilação e exaustão de substâncias e vapores corrosivos. Este equipamento para laboratório é compatível com a maioria das marcas de pipetas sorológicas .