Na osmose reversa, a água salina é pressurizada além da pressão osmótica natural e é bombeada por meio de uma membrana semipermeável. Ainda no que se refere à osmose reversa, tal membrana funciona como se fosse uma peneira, pois permite unicamente a passagem de água pura. 

Ou seja, graças à osmose reversa ocorre a separação entre a água e os seus agentes contaminadores, tais como: bactérias, sólidos dissolvidos, vírus, colóides e matéria orgânica. É a osmose reversa que permite transformar a água salgada ou contaminada em potável.

Normalmente, a osmose reversa exige intensa aplicação de pressão e caracteriza-se por ser um processo bastante demorado, porém, eficaz.

A Max Labor comercializa, por exemplo: Manta Aquecedora com Regulador de Agitação e Temperatura;  Agitador de Tubos Tipo Vortex Modelo 774; Autoclave Horizontal Vitale 12; Homogeneizador Multifuncional Tipo Roller; Homogeneizador para Pipetas de Glóbulos Brancos e Vermelhos; Salinômetro Portátil Digital de Precisão 0 A 28%; Salinômetro Manual de Precisão 0 A 100%.