A destilação de água é um processo fundamental em diferentes contextos, mas ocupa um lugar importante em laboratórios. Independente da especialidade, o uso da água destilada é essencial em experimentos e também no processo de esterilização por autoclave. Neste último caso, o fato da água ser livre de vida microbiana garante que o material desinfetado estará pronto para ser usado novamente.

Existem diversos tipos de destiladores de água para laboratório e a escolha de qual é o melhor modelo depende das necessidades do laboratório. As variações são conforme o volume de água produzido, velocidade de destilação, material em que é desenvolvido e outros pontos que influenciam no resultado final. 

Um dos tipos de aparelho de destilação é o destilador de água tipo Pilsen que é voltado para áreas que necessitem de água com alto nível de pureza, como laboratórios de química fina, bioquímica e algumas áreas de pesquisa.

No destilador de água tipo Pilsen a água entra na caldeira e é pré-aquecida e o líquido entra em ebulição e o vapor é condensado resultando em água quimicamente pura, livre de vida microbiana e bactérias.

O destilador de água tipo Pilsen e outro tipo de destilador de água pode ser encontrado em diferentes capacidades para atender a necessidade do ambiente. Além dos destiladores de água, a MaxLabor também oferece diferentes tipos de equipamentos para laboratório, materiais, aparelhos e acessórios para laboratório.

Tipos de destilação

A destilação é um processo que pode separar substâncias de misturas homogêneas e envolve duas mudanças de estado: evaporação e condensação. O princípio desta separação está no ponto de ebulição de cada substância envolvida no processo de destilação. Podemos destacar dois tipos de destilação: a destilação fracionada e destilação simples.

Destilação simples: este tipo de destilação acontece em duas fases, a primeira envolve o aquecimento do líquido até que ele entre em ebulição e posteriormente, este vapor seja resfriado e então ocorre a liquefação. Como resultado, tem-se um líquido, quimicamente puro e os resíduos sólidos separados que ficam no balão de destilação.

Destilação fracionada: este tipo de separação é usada quando se trata de uma mistura homogênea de dois líquidos. Neste caso, é colocado um termômetro no balão de destilação e as substâncias são separadas conforme seus respectivos pontos de ebulição.