O laboratório de química é o local utilizado tanto para pesquisas, desenvolvimento e criação de substâncias, exames e análises de materiais, como para finalidades pedagógicas, buscando complementar o ensino teórico. E é justamente por ser um ambiente onde são realizados experimentos e reações químicas que alguns cuidados são necessários.

Para evitar acidentes em laboratórios de química, tanto danos pessoais quanto danos materiais, é importante o manuseio correto das substâncias químicas e dos equipamentos de trabalho. Para isso, os profissionais que atuam neste setor, precisam estar atentos às medidas de segurança em laboratórios de química.   

Primeiramente, é fundamental que as atividades e experimentos sejam realizadas ou supervisionadas por um profissional com a devida formação (químico, técnico em química, engenheiro químico). Além disso, existem também os equipamentos de segurança pessoal. São eles: touca para proteger o couro cabeludo, jaleco com mangas longas, óculos de segurança, sapato fechado e luvas de borracha.

Confira abaixo algumas dicas da Max Labor para preservar a segurança em laboratórios:

  • Não use roupas de tecido sintético ou outros materiais inflamáveis;

  • Esteja sempre com os equipamentos de segurança pessoal;

  • Não coloque alimentos nas bancadas, armários e geladeiras do laboratório, e evite também se alimentar no local;

  • Rotule imediatamente todo e qualquer reagente, solução, preparado e amostras coletadas;

  • Não fume, nem faça uso de bebidas alcoólicas nas dependências do laboratório;

  • Fique atento para não levar as mãos à boca e aos olhos quando estiver manipulando produtos químicos.