Viscosímetros são equipamentos para laboratório cuja função é a medição de viscosidade de fluídos das amostras em análise. No mercado de produtos para laboratório encontramos diversos tipos de viscosímetro como o viscosímetro rotativo, o viscosímetro de bola e o viscosímetro capilar.

O viscosímetro de bola é constituído por tubos que possuem em si líquidos de viscosidades conhecidas, com uma bola de aço em cada um desses tubos.  O tempo de duração que a bola leva para descer ao longo do tubo está ligado à viscosidade do líquido, tornando possível a medição da viscosidade comparada aos outros tubos.

O viscosímetro capilar é um material para laboratório voltado para uso exclusivo em líquidos, baseado em parâmetros específicos que estão diretamente relacionados com a fricção exercida pelo líquido quando flui no interior de um capilar. 

Já o viscosímetro rotativo mede e indica prática e rapidamente de forma automática a viscosidade de amostras newtonianas, como medicamentos, alimentos, cosméticos, tintas, entre outros tipos de fluidos. Encontre esse tipo de viscosímetro na Max Labor, nas versões microprocessado e analógico.