Tubos de ensaio são recipientes de vidros em formato cilíndrico e alongados, eles são usados para efetuar experiências com pouco volume em pequenas quantidades de reagentes. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos diretamente na chama ou no bico de bunsen, seu diâmetro de abertura é de aproximadamente 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 de comprimento.

Alguns tubos de ensaio possuem uma borda mais grossa na sua abertura, isso facilita o despejo do conteúdo que está dentro para outro recipiente.  Tubos de ensaio são equipamentos indispensáveis em todos os tipos de laboratórios.

Um exemplo do uso dos tubos de ensaio é o procedimento de identificação de amônio nos produtos do comercio. Esses produtos quando aquecidos nos tubos e acrescentados uma adição de base forte libera um amônio gasoso, para esse procedimento é indispensável o uso dos tubos de ensaio.  

Para se adquirir tubos de ensaio basta ir a lojas especializadas neste segmento e que garantam a boa qualidade dos seus produtos, a Max Labor é uma dessas lojas.