Os laboratórios necessitam de diversos equipamentos laboratoriais, materiais para laboratório e produtos para laboratório. Cada especialidade apresenta tipos de aparelhos específicos para cada função, mas existem alguns curingas que desempenham papeis gerais e por isso, se tornam indispensáveis no funcionamento dos laboratórios. Este é o caso dos agitadores de laboratório que são responsáveis por agitar substâncias ou misturas.

Existem vários tipos de agitadores: agitador para microtubos, agitador mecânico, agitador para peneiras, agitador tipo Vortex, agitador tipo Kline, agitador magnético e o agitador basculante.

O agitador basculante é composto por uma plataforma retangular com superfície revestida com película emborrachada para evitar que os materiais colocados deslizem durante o movimento. Esta plataforma fica sobre uma base que pode ser controlada eletronicamente quanto a velocidade.

Este tipo de equipamento de laboratório é chamado de basculante, pois, desenvolve um movimento oscilatório perpendicular a base, que produz uma onda útil na mistura e homogeneização de líquidos e substâncias de forma suave. São utilizados para agitar bolsas de sangue, placas de Petri e frascos Falcon.