Há quatro tipos básicos de viscosímetro e a escolha do viscosímetro dependerá do propósito da medida e também do tipo de líquido a ser medido.

O viscosímetro chamado de capilar oferece a medição pela velocidade que o líquido escoa através de um capilar de vidro. E o tempo de escoamento é medido através de duas marcas que são feitas no viscosímetro. Classificado como viscosímetro de orifício, a medição do líquido é feita através do volume fixo de líquido gasto para escorrer dentro do orifício que existe no fundo do recipiente.

A forma de medir do viscosímetro rotacional se dá pela velocidade do ângulo de uma parte móvel que é separada da parte fixa do líquido. A parte fixa é a própria parede do recipiente onde o líquido está concentrado. A parte móvel, por sua vez, pode ter formato de palhetas ou de um cilindro. A medição do viscosímetro de esfera é através da velocidade de queda da esfera em um líquido que está posto em um tubo vertical de vidro. 

Na Max Labor você encontra diversos equipamentos para laboratórios. Alguns dos equipamentos para laboratório à venda são: Agitador Magnético; Balões de Destilação; Armário tipo Colméia; Porcelanato; Balança Analítica e muitos outros!